Em Finanças, o fluxo de caixa refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recolhido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. O fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro no período passado, enquanto o orçamento é o seu equivalente para períodos futuros.
Ao fazer o canvas do modelo de seu negócio, é possível ver se ele é promissor ou não do ponto de vista de fluxo de caixa, detalhando bem as duas seções da base do canvas: estrutura de custos e fluxo de receitas .
Na primeira você vai listar:
- Basicamente, os custos podem ser fixos (salários, aluguéis, serviços públicos etc.) e variáveis (freelancers, campanhas de lançamento etc).
Na segunda, você irá listar:
Veja tudo isso neste exemplo de canvas do Sebrae para jogos casuais:
Também é importante medir a frequência com que cada quantia entra e sai, pois, por exemplo, se entra mais do que sai, mas só entra a cada 3 meses, pode ser que no final do segundo mês de despesas, a empresa precise de um dinheiro que ainda não entrou. Assim, mesmo sendo lucrativa, ela gera uma dívida.
Por isso, é importante pensar também num montante seguro de capital de giro, que é o dinheiro que a empresa sempre deve ter em caixa para cobrir os custos fixos e variáveis.
Aprofunde o conhecimento:
Descobertas sobre o preço de venda
Preço de Venda e Custo de Venda
Ir para Capital de Giro