Este repositório contém o conjunto de código necessário à implementação do QRCode de recebimento de pagamentos do PIX do Banco Central em PHP.
Estou disponibilizando a versão live deste repositório no site Gerador de QR Code do pix, bem como do Decodificador de BR Code do Pix ambos para uso gratuito para fins de testes.
Não utilizem a versão demo em ambiente de produção pois esse não é o propósito dela. Algumas modificações recentes na formação do código pix já causaram mal funcionamento na demo até o momento que fui capaz de identificar o problema.
Para a geração do QRCode foi usada a biblioteca PHP QRCode. O conteúdo da biblioteca está no diretório phpqrcode
.
Conforme o manual de implementação do BR Code o Pix adota a representação de dados estruturados de pagamento proposta no padrão EMV®1.
Recomendo a leitura do manual em questão para obter informações iniciais sobre a implementação.
Para se aprofundar nos detalhes técnicos ou se quiser informações sobre os QR Codes dinâmicos também recomendo a leitura do Manual de Padrões para Iniciação do Pix.
O pagamento através do pix pode ser feito de forma manual com a digitação dos dados do recebedor ou de maneira automatizada onde o recebedor disponibiliza uma requisição de pagamento que será lida pela instituição do pagador. Essa requisição de pagamentyo pode ser em formato texto, que foi denominado Pix Copia e Cola, ou através de um QRCode contendo o mesmo texto do Pix Copia e Cola.
O código de pagamento é um campo de texto alfanumérico (A-Z,0-9) permitindo os caracteres especiais $ % * + - . / :
.
Na estrutura EMV®1 os dois primeiros dígitos representam o código ID do emv e os dois dígitos seguintes contendo o tamanho do campo. O conteúdo do campo são os caracteres seguintes até a quantidade de caracteres estabelecida.
No código 000200
temos:
00
Código EMV 00 que representa o Payload Format Indicator;02
Indica que o conteúdo deste campo possui dois caracteres;00
O conteúdo deste campo é 00.
No código 5303986
temos:
53
Código EMV 53 que indica a Transaction Currency, ou seja: a moeda da transação.03
Indica que o tamanho do campo possui três caracteres;986
Conteúdo do campo é 986, que é o código para BRL: real brasileiro na ISO4217.
No código 5802BR
temos:
58
Código EMV 58 que indica o Country Code.02
Indica que o tamanho do campo possui dois caracteres;BR
Conteúdo do campo é BR, que é o código do país Brasil conforme ISO3166-1 alpha 2.
Um pix copia e cola contendo os somente os campos acima ficaria 00020053039865802BR
, não há qualquer espaço ou outro caractere separando os campos pois o tamanho de cada campo já está especificado logo após o ID, sendo possível fazer o processamento.
Para facilitar a visualização de um código EMV a partir de qualquer Pix Copia-e-Cola, estou disponibilizando também o Decodificador do Pix Copia-e-Cola cujo código fonte está no repositório decoder_brcode_pix.
O Pix utiliza o padrão BR Code do banco central, em especial os campos de ID 26 a 51. Esses campos possuem filhos que seguem o mesmo padrão do EMV explicado acima.
Observe o código: 26580014br.gov.bcb.pix013642a57095-84f3-4a42-b9fb-d08935c86f47
, nele há:
26
Código EMV 26 que representa o Merchant Account Information.58
Indica que o tamanho do campo possui 58 caracteres.- Demais caracteres representam o conteúdo do campo
0014br.gov.bcb.pix013642a57095-84f3-4a42-b9fb-d08935c86f47
.
Nele, temos dois filhos:
O primeiro é 0014br.gov.bcb.pix
:
00
ID 00 representa o campo GUI do BRCode (obrigatório).14
Indica que o tamanho do campo possui 14 caracteres.br.gov.bcb.pix
é conteúdo do campo.
O segundo é 013642a57095-84f3-4a42-b9fb-d08935c86f47
:
01
O ID 01 representa a chave PIX, que pode ser uma chave aleatória (EVP), e-mail, telefone, CPF ou CNPJ.36
Indica que o tamanho do campo possui 36 caracteres.42a57095-84f3-4a42-b9fb-d08935c86f47
indica a chave pix do destinatário, no caso a chave em questão está no formato UUID que é uma chave aleatória (EVP).
Se você está apreciando o conteúdo deste trabalho, sinta-se livre para fazer qualquer doação para a chave 42a57095-84f3-4a42-b9fb-d08935c86f47
:)
Esta implementação foi feita através do uso de pequenas funções simples, de maneira estruturada sem classes e objetos buscando atingir o maior número de pessoas.
Para gerar a linha do pix copia e cola, coloque os valores desejados em cada campo em um vetor qualquer onde o índice é o código ID do EVP. Caso o campo tenha filhos basta incluir mais uma dimensão no vetor. Passe o vetor como parâmetro para a função montaPix
.
A função irá retornar a linha digitável do pix semi-completa, faltando apenas o campo do CRC que deve ser adicionado no campo 63 possuindo o tamanho de 4 bytes. Dessa forma o código 6304 deve estar inserido na função para cálculo do CRC crcChecksum
.
Exemplo:
<?php
$pix=montaPix($px);
$pix.="6304";
$pix.=crcChecksum($pix);
?>
Após gerada a linha do pix copia e cola ela pode ser encaminhada para o pagador (whatsapp, e-mail) ou enviada para o gerador de qrcode.
No arquivo exemplo.php
há um exemplo mais completo e com comentários a cerca de alguns dos campos possíveis. Para informações mais completas dos campos consulte a documentação oficial do Bacen.
Também estou disponibilizando uma versão live/demo no site Gerador de QR Code do PIX.
As chaves aleatórias (Endereço Virtual de Pagamento - EVP) devem ser informadas em letras minúsculas.
A descrição do pagamento é exibida para o pagador no ato da confirmação do pix no aplicativo do cliente, nos bancos abaixo-relacionados essa informação consta no extrato da conta de quem recebeu o pix:
- Nubank;
Conforme o manual manual de implementação do BR Code, pg 5, nota de rodapé, temos: "Conclui-se que, se o gerador do QR optar por não utilizar um transactionID, o valor ***
deverá ser usado para indicar essa escolha.
O identificador usado não é exibido no extrato da NuConta. A descrição da transação (campo 26 02) é facilmente identificável no aplicativo.
Itaú recusa o pix de qualquer identificador de transação que não tenha sido gerado previamente no aplicativo deles. Conforme informações que obtive para utilizar qr code gerado fora do aplicativo do itaú, é necessário entrar em contato com o gerente para que o mesmo realize a liberação da conta para uso de qrcoe de terceiros. Se não houver essa liberação o Itaú está recusando o recebimento do pix com base no identificador utilizado.
Esta implementação foi testada, realizando a leitura do QRCode, Pix Copia-e-Cola, envio de Pix para outra instituição e Recebimento de pix de outra instituição, nos aplicativos dos seguintes bancos:
- Banco Inter;
- Sofisa direto;
- NuBank;
- C6 Bank;
- AgZero / Safra Wallet;
- BMG;
- PagBank;
- Digio;
- MercadoPago;
- Itau;
- Bradesco;
- BS2;
- Banco do Brasil;
- Santander;
- Sicredi;
- AgiBank;
- GerenciaNet;
Desenvolvido em 2020/2021 por Renato Monteiro Batista.
Agradeço inicialmente a todos aqueles que puderem contribuir com o projeto mandando um pix. :)
- A todos que doaram um pix para incentivar na continuidade deste projeto.
- Ao Banco Santander por ter a melhor implementação do pix na minha opinião.
- Agradecimento ao Rodrigo Fleury por identificar a questão do identificador de transação com o Banco Itaú.
- A Micro Reis Informática pelos testes do GerenciaNet.
- Ao Banco itaú por ser a implementação mais implicante do pix.
- A todos que de alguma forma colaboraram para esse projeto.
Este é um projeto hobby, feito em caráter voluntário, a fim de oferecer um norte inicial a quem quiser implementar recebimentos por pix. Não tenho vínculo com o BACEN nem com nenhuma instituição financeira.
Procurei explicar todo meu entendimento, até o momento, na forma de comentários no código mas sem a pretensão de esgotar o assunto. Caso você identifique que algo mudou o que eu apresentei algum conceito de forma erronea me coloco a disposição para fazer os ajustes necessários, basta me contactar via telegram.
Em virtude do fato do BACEN ter optado por retirar do ar / mudar a url das documentações que eu havia referenciado anteriormente. Estou optando por anexar tais arquivos a esse projeto na pastas doc
a documentação oficial sobre o pix que tive acesso. Caso vocë tenha acesso a alguma outra documentação relevante que possa ser anexada a este projeto favor fazer um pull request.
Recomendo a todos a leitura de toda a documentação anexada a fim de esclarecer algumas dúvidas iniciais. Esse projeto se propõe a oferecer uma camada entre os dados do recebedor criando o código bruto de um Pix-Copia-e-Cola (BRCode) e a geração da imagem do QR Code, mas se determinados requisitos mínimos não forem seguidos é possível que o código gerado não seja aceito nos aplicativos das instituições financeiras.
- manual de implementação do BR Code ver 1.0.0
- Manual de Padrões para Iniciação do Pix ver 2.2
- Especificações técnicas e de negócio do ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro, Anexo I – Padrões para Iniciação do PIX ver 1.2.006
Para ajuda sobre alguma implementação específica, recomendo iniciar o contato inicialmente com a sua instituição financeira pois a maioria delas já possuem soluções prontas para a maioria das implementações.
Dúvidas sobre a api do pix consulte os Repositórios do BACEN no github e verifique os canais oficiais de ajuda.
Outros questinamentos a cerca do meu código ou sugestões de melhoria pode entrar em contato diretamente comigo através de uma issue ou do telegram.