Este projeto foi criado com a finalidade de aprimorar os estudos em Linguagem de Programação e divulgar ideias libertárias. A página elaborada aborda a minha discordância sobre a aplicação de impostos e fundamentos básicos do Libertarianismo.
Apesar de grande parte da população pensar que os impostos deveriam ser cobrados de maneira justa e aplicados de forma eficiente, do ponto de vista do Libertarianismo os impostos violam o princípio da não-agressão, sendo assim, os mesmos não deveriam existir.
De acordo com Murray Rothbard em seu livro A Ética da Liberdade:
Todas as outras pessoas e grupos da sociedade (exceto criminosos confessos e esporádicos, como ladrões e assaltantes) obtêm seus rendimentos voluntariamente: ou pela venda de bens e serviços ao público consumidor, ou por doação voluntária (por exemplo, participação em um clube ou associação, legado ou herança). Somente o estado obtém sua receita por meio da coerção, ameaçando a aplicação de terríveis penalidades caso a renda dos súditos não lhe seja disponibilizada.
Esta coerção é conhecida como "taxação" ou "impostos", embora, em épocas menos regulamentadas ela fosse frequentemente chamada de "tributo". De maneira pura, simples e direta, imposto é roubo, apesar de ser um roubo em uma escala maciça e colossal, a qual nenhum criminoso comum poderia jamais sonhar em igualar. Imposto é um confisco compulsório da propriedade dos cidadãos — ou súditos — que vivem sob um estado.
Para o leitor cético, seria um exercício instrutivo tentar formular uma definição de imposto que não incluísse roubo. Assim como o ladrão, o estado exige dinheiro do cidadão, sob a mira de um revolver; se o pagador de impostos se recusar a pagar, seus bens serão confiscados; se ele oferecer resistência a esse confisco, será preso; e se resistir à prisão, será assassinado.
Débora Polesel
- Imagens obtidas no site Pexels.
- Informações sobre o Libertarianismo: Página do Instituto Mises Brasil.
Esta página foi criada com comandos básicos em HTML, CSS e Javascript. Os questionários foram estruturados com caixas de alerta (prompt) e função IF.