Skip to content

Releases: douglasrizzo/Classe-Latex-FEI

4.10.4

24 Dec 02:06
Compare
Choose a tag to compare
  • Corrige #35 (graças a @leonardoSCosta)
  • Corrige número das páginas dos apêndices no ToC. Antes era exibido o número da primeira página com texto. Agora exibi-se o número da página de título do apêndice no ToC

Full Changelog: 4.10.3...4.10.4

Apendicite

27 May 04:52
Compare
Choose a tag to compare

Essa versão corrige vários problemas nos apêndices, os quais, da mesma forma que aquele órgão inútil que todos nós temos, só servem para causar dor e sofrimento.

  • É possível citar apêndices usando \ref{...};
  • não é mais necessário inserir os títulos em maiúsculas em \chapter{...}, eles aparecem em maiúsculas automaticamente no sumário e no texto. Isso vale tanto para seções primárias como apêndices, mas não para seções secundárias (\section{...}). Culpa da classe memoir;
  • \section{...} e inferiores não aparecem mais no sumário depois do apêndice. Antes elas apareciam como A.1, A.1.1 etc;
  • os PDF bookmarks (aqueles links que aparecem como atalhos nos leitores de PDF, usados para navegar no documento) estão menos temperamentais e parecem estar funcionando corretamente, principalmente para os apêndices;
  • Diversas gambiarras provenientes de um passado remoto no qual a Classe da FEI não era baseada na classe memoir foram removidas. A maioria das coisas são relacionadas à formatação dos títulos das seções e apêndices, do sumário e numeração de página;

Nada disso se aplica a anexos. Não faço ideia se eles estão funcionando.

DOI

26 Jul 15:43
Compare
Choose a tag to compare
DOI

Essa versão da classe faz com que o DOI de obras citadas seja impresso na bibliografia, como requerido pelos novos guias de formatação de março de 2020 da FEI.

Todas as outras alterações de formatação presentes nos guias de formatação de 2020 dizem respeito às referências bibliográficas, que não são feitas pela classe da FEI, mas sim pelo pacote biblatex-abnt. Essas alterações foram feitas por mim, enviadas ao repositório do pacote e aceitas (cf. abntex/biblatex-abnt#64). Elas estão disponíveis na branch dev do biblatex-abnt, a qual pode ser instalada e utilizada por todos seguindo essas instruções. Repetindo, BRANCH DEV.


Sem a nova versão do biblatex-abnt, a classe da FEI executa as seguintes novas funções listadas nos guias de 2020 da biblioteca:

  • remove o uso do travessão nos nomes repetidos dos autores na referências;
  • remove sinais de <> nas URLs nas referências;
  • começa a fazer a impressão do DOI nas referências;
  • configura o espaçamento simples entre as linhas nas referências, com cada referência separada entre si pelo equivalente a uma linha em branco.

No futuro, a classe da FEI não será mais responsável pelas funcionalidades acima, as quais serão delegadas ao biblatex-abnt.


As seguintes novidades só funcionam instalando a nova versão do biblatex-abnt:

  • siglas "s. l.", "s. n.", "et al" e "In" em itálico nas referências.

As seguintes novidades precisam ser feitas manualmente pelos usuários:

  • resumir nomes de anais de eventos e afins com reticências entre colchetes (literalmente "Anais [...]").

backrefs mostra as páginas onde uma ref. foi citada

29 Jun 11:54
Compare
Choose a tag to compare

Foi adicionada a opção backrefs, a qual gera, nas referências bibliográficas, a lista das páginas nas quais cada referência foi citada:

photo_2020-06-26_16-17-33

Essa funcionalidade pode ser útil para:

  • guiar um possível (porém improvável) leitor do trabalho acadêmico aos locais no texto onde referências de interesse do leitor foram citadas;
  • auxiliar aquele membro desocupado da banca a realizar a indispensável contribuição de procurar as referências no seu texto. Uma. Por. Uma.

Essa formatação não é prevista no guia da biblioteca, então deve ser removida antes do depósito, ou mantida apenas pelos mais rebeldes.

Citações numéricas e autor-data

03 Mar 15:09
Compare
Choose a tag to compare

A opção numeric permite o uso de citações numéricas. Para saber como esta opção se comporta, confira o estilo abnt-numeric no manual do biblatex-abnt.

Adeus makeindex, xindy por padrão

09 Feb 22:43
Compare
Choose a tag to compare

A classe da FEI sempre deu suporte ao makeindex e xindy como geradores de índice remissivo. O suporte ao makeindex era mantido pois, apesar do xindy ser superior (especialmente para idiomas que usam caracteres acentuados), ele não existia para Windows. Eu descobri que, desde 2015, existe uma versão do xindy para Windows. Então, a partir desta versão, a classe da FEI para o suporte ao makeindex e utiliza apenas o xindy.

Devido a isso, a opção xindy que os usuários encontram na \documentclass[xindy]{fei} não existe mais. O xindy sempre será usado por padrão.

Além disso, o suporte para compilação usando o latexmk foi melhorado. Recomendo que chequem a wiki do projeto no GitHub para checarem como o latexmk pode ser configurado e usado, tnato pela linha de comando como pelo TeXStudio.

Epígrafe com múltiplas citações

08 Oct 06:54
Compare
Choose a tag to compare

Essa atualização introduz mudanças que quebram compatibilidade com trabalhos anteriores que possuam epígrafe. Agora, ao invés de criar a página de epígrafe assim:

\epigrafe{Isto é uma epígrafe}{Autor Renomado \nocite{fonte}}

Ela é criada assim:

\begin{epigrafe}
    \epig{Isto é uma epígrafe}{Autor Renomado \nocite{fonte}}
\end{epigrafe}

Essa mudança foi feita para que múltiplas citações possam ser inseridas na epígrafe, da seguinte forma:

\begin{epigrafe}
    \epig{Primeira citação de fonte renomada e prestigiosa.}{Autor Primeiro \nocite{fonte1}}
    \epig{Segunda citação carregada de sarcasmo passivo-agressivo.}{Autor Segundo \nocite{fonte2}}
\end{epigrafe}

A presença de múltiplas citações na epígrafe não é prevista no guia da biblioteca, mas também não é algo incomum, então eu resolvi possibilitar que usuários tenham essa opção. Não existem limites para o número de citações que podem ser inseridas dessa forma, apenas tome cuidado para não utilizar mais de uma página, pois as consequências são desastrosas.

Chapter e Section, maiúsculo manualmente novamente

24 May 04:57
Compare
Choose a tag to compare

Existia um problema no qual, se um comando era inserido nos títulos de \chapter ou \section, o comando era convertido para maiúsculo antes de ser executado. Por exemplo, \chapter{\(a^2 = b^2 + c^2\)} seria convertido para \chapter{\(A^2 = B^2 + C^2\)} e esse pode não ser o comportamento desejado para alguns usuários

Esse problema afeta especialmente quem usa símbolos e abreviaturas nos títulos, uma vez que:

\section\(\gls{hipotenusa}^2 = \gls{cateto_oposto}^2  + \gls{cateto_adjacente}^2\)}

seria convertido para:

\section\(\GLS{HIPOTENUSA}^2 = \GLS{CATETO_OPOSTO}^2  + \GLS{CATETO_ADJACENTE}^2\)}

que, ao ser executado, daria um erro por não existir o comando \GLS ou as entradas HIPOTENUSA etc. na lista de símbolos.

Por causa disso, eu reverti a mudança que transformava os títulos de chapter e section para maiúsculo automaticamente. Vamos ter que escrever esses títulos em maiúsculo nós mesmos novamente.

Recuo e espaçamento na folha de rosto

20 May 23:10
Compare
Choose a tag to compare

Essa versão corrige o recuo e o espaçamento entre linhas na folha de rosto.

PDF/A, draft e depósito

19 Mar 19:27
Compare
Choose a tag to compare

Esta versão aposenta a opção rascunho, a qual os usuários deveriam usar durante todo o processo de escrita até a data do depósito. A classe agora possui o comportamento da opção rascunho por padrão. Duas novas opções foram criadas:

  • deposito: procura a ficha catalográfica e folha de aprovação, como a classe sempre fez sem a opção rascunho;
    *draft: possui o mesmo comportamento que em outras classes, não carregando imagens ou gerando links internos no documento, o que acelera o processo de compilação do PDF. Útil quando o documento começa a crescer e ter muitas imagens, podendo levar minutos para ser compilado.

A última atualização, e muito importante, é que a classe da FEI agora gera os arquivos no formato PDF/A, um formato específico para o arquivamento de documentos PDF e disponibilização dos metadados e conteúdo textual do documento para buscas. Para realizar o depósito do trabalho na biblioteca, é necessário que o trabalho esteja no padrão PDF/A. Por causa disso, a classe da FEI agora gera todos os documentos em PDF/A por padrão. Caso trabalhos existentes apresentem problemas de compilação devido à mudança, foi criada a opção nopdfa, a qual compila o trabalho como antigamente. Porém, para depósito, o trabalho deve estar no formato PDF/A.