O Filtro OSM tem por objetivo eliminar as vias indesejadas dos arquivos .osm, conforme o interesse do usuário. O filtro também é capaz de remover nós intermediários que descrevem a geometria de vias em curva. O arquivo filtrado serve de entrada para o netconvert que gera a rede a ser carregada no SUMO para a simulação.
Caso seja necessária a simplificação do mapa SEM a remoção da geometria, opte pelo outro filtro OSM, opção mais rápida.
O Filtro OSM deve ser usado para remover vias indesejadas após a obtenção de um arquivo no formato .osm. Para uma ajuda na obtenção desse arquivo, consulte as Dicas_sobre_uso_do_SUMO#OpenStreetMaps.
Para usar o Filtro OSM, basta seguir a sequência de passos descrita em vermelho na figura abaixo. Mais detalhes sobre cada passo são apresentados adiante.
-
Escolher sistema operacional - Marque o checkbox correspondente ao S.O. que você está usando. Quando se está no Windows, o OSM Filter abre o prompt de comando ao filtrar o arquivo (após o passo 6) para que o NETCONVERT possa ser chamado.
-
Carregar arquivo .osm - selecione o arquivo do OpenStreetMap que deseja filtrar.
-
Selecionar vias que serão mantidas - marque os checkboxes correspondentes aos tipos de vias que serão mantidas. Os tipos são definidos na documentação do OpenStreetMap.
-
Remover geometria (opcional) - um arquivo OpenStreetMap representa curvas como seções retilíneas conectadas por nós intermediários. Para remover esses nós, marque o checkbox 'Remove Geometry'.
-
Clique em 'Build file' para gerar o arquivo filtrado.
-
Salve o arquivo em um diretório de sua preferência com a extensão .osm (ele ainda precisa ser convertido para o formado do SUMO).7.
-
Use o NETCONVERT para converter o arquivo que foi salvo para o formato do SUMO. Exemplo:
netconvert --osm [nome-do-arquivo-salvo]
Por padrão, o NETCONVERT gera um arquivo chamado net.net.xml, o qual pode ser simulado no SUMO.
O arquivo do SUMO gerado pelo NETCONVERT pode conter algum defeito (como cruzamentos complexos gerados de forma errada, por exemplo). Caso isso aconteça, consulte a página com dicas para corrigir esses defeitos: Dicas_sobre_uso_do_SUMO#Correção_de_Defeitos.
Para visualizar o arquivo gerado pelo Filtro OSM antes de usar o NETCONVERT, use o utilitário JOSM. Ele permite edição de arquivos .osm. Isto pode ser útil para ver se um eventual defeito no mapa é causado pelo NETCONVERT ou pelo processo de filtragem.
Para mais opções de uso do NETCONVERT, consulte a documentação na página do SUMO.
O filtro foi desenvolvido em java, na IDE Eclipse com o addin para interface Window Builder.
Ao chegar novamente em uma versão estável, crie uma cópia dela com o número da versão no diretório tag do projeto e também um arquivo para download na página correspondente.