-
-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 1.1k
Security pt BR
O ASF suporta atualmente 4 tipos de senhas - PlainText, AES, ProtectedDataForCurrentUser e None (nenhuma) (null / "").
Para usar uma senha criptografada, você deve primeiro entrar no Steam como de costume com PlainText, e então gerar senhas criptografadas usando o comando password. Pegue o método de encriptação que você preferir e coloque a senha encriptada que você recebeu no parâmetro de configuração do bot SteamPassword, e não se esqueça de mudar PasswordFormat para combinar com o método de encriptação escolhido.
É a forma mais simples e menos segura de salvar uma senha, definido com o valor 0 em PasswordFormat. O ASF espera que o parâmetro SteamPassword seja um texto sem formatação: a senha usada para se conectar ao Steam na sua forma original. É o mais fácil de usar e 100% compatível com todas as configurações, portanto é o padrão.
Considerado seguro pelos padrões de hoje, a forma de armazenar as senhas AES é definida como 1 em PasswordFormat. ASF espera que o parâmetro SteamPassword seja uma sequencia de caracteres codificada em base64, resultando em uma matriz de bytes com criptografia AES após a tradução, que então deve ser descriptografada usando o vetor de inicialização e a chave de criptografia do ASF.
O método acima garante segurança enquanto o agressor não saiba a chave de criptografia embutida do ASF que está sendo usada para descriptografia e criptografia de senhas. O ASF permite que você especifique a chave através do argumento de linha de comando --cryptkey, que você deve usar para segurança máxima. Se você decidir para omiti-lo, o ASF usará sua própria chave, que é conhecida e codificada no aplicativo, ou seja, qualquer um pode reverter a criptografia ASF e obter a senha descriptografada. Isso requer esforço e não é fácil de fazer, mas é possível e é por isso que você deve sempre que possível usar a encriptação AES com sua própria --cryptkey mantida em segredo. O método AES utilizado pelo ASF fornece segurança suficiente e é um equilíbrio entre a simplicidade do PlainText e a complexidade do ProtectedDataForCurrentUser, mas é altamente recomendado usá-lo com uma --cryptkey personalizada.
Atualmente a maneira mais segura de armazenar a senha que o ASF oferece, e muito mais segura que o AES explicado acima, é definido com o valor 2 em PasswordFormat. A maior vantagem deste método é ao mesmo tempo a maior desvantagem - ao invés de usar uma chave de criptografia (como no AES), os dados são criptografados usando credenciais de login do usuário conectado no momento, o que significa que só é possível descriptografar os dados na máquina em que eles foram criptografados e, além disso, somente pelo usuário que emitiu a criptografia. Isso garante que mesmo que você envie seu arquivo Bot.json inteiro para outra pessoa, ele não será capaz de descriptografar a senha sem acessar o seu PC. Esta é uma medida de segurança excelente, mas ao mesmo tempo tem a grande desvantagem de ser menos compatível, já que a senha criptografada usando este método será incompatível com qualquer outro usuário, bem como outro computador - incluindo o seu próprio se você decidir, por exemplo, reinstalar seu sistema operacional. Ainda assim, é um dos melhores métodos de armazenamento de senhas, e se você está preocupado com a segurança do PlainTexte não quer colocar senha toda vez com a opção None, então essa é sua melhor aposta, desde que você não precise acessar suas configurações de qualquer outro computador que não seja o seu.
Por favor, note que esta opção está disponível apenas para computadores que executam o Windows.
A única forma de garantir 100% de segurança e ter certeza de que ninguém vai roubar sua senha Steam. Para utilizar esta opção simplesmente defina o parâmetro SteamPassword como vazio ("") ou null. O ASF vai pedir sua senha Steam quando for necessário, e não a salvará em lugar algum, mas a manterá na memória do processo executado no momento, até que você o feche. Enquanto sendo o método mais seguro de lidar com senhas, é também o mais problemático já que você tem que entrar com sua senha manualmente cada vez que abrir o ASF (quando for necessário). Se isso não for um problema para você, então é sua melhor aposta em termos de segurança.
Se compatibilidade não é um problema para você, e você se sente tranquilo com a forma que o método ProtectedDataForCurrentUser funciona, é esse o método recomendado para salvar suas senhas no ASF, já que ele fornece a melhor segurança. O método AES é uma boa escolha para as pessoas que querem usar suas configurações em mais de um computador, enquanto PlainText é a forma mais simples de salvar a senha, se você não se importar que qualquer um pode pegá-la no arquivo JSON.
Tenha em mente que todos esses 3 métodos são considerados inseguros se um atacante tiver acesso ao seu PC. O ASF deve ser hábil a descriptografar a senha criptografada, e se o programa é capaz de fazer isso em seu computador, então qualquer outro programa rodando no mesmo computador também será capaz disso. ProtectedDataForCurrentUser é a variante mais segura já que mesmo outro usuário usando o mesmo PC não será capaz de descriptografá-lo, mas ainda é possível descriptografar os dados se alguém for capas de roubar suas credenciais de login e informações do seu computador, juntamente com o arquivo de configuração do ASF.
Para pessoas que raramente rodam o ASF ou pessoas que não se importam em entrar com a senha toda vez que abre o ASF, usar o None é a forma mais segura já que a senha Steam não é salva em lugar algum.
O ASF não suporta nenhuma forma de descriptografar senha já criptografadas, já que os métodos de descriptografia são usados internamente para acessar os dados dentro do processo. Se você quiser reverter o processo de criptografia, por exemplo, para mover o ASF para outro computador, quando estiver usando ProtectedDataForCurrentUser, então simplesmente mude PasswordFormat para 0 novamente (PlainText) e preencha SteamPassword adequadamente. Então você pode abrir o ASF como de costume e repetir o processo desde o início.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|---|---|---|---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|---|---|---|---|
- 🏡 Início
- 💬 Perguntas frequentes
- ⚙️ Primeiros passos (comece aqui)
- 👥 Ativador de códigos em segundo plano
- 📢 Comandos
- 🛠️ Compatibilidade
- 🔧 Configuração
- 🧩 ItemsMatcherPlugin
- 📋 Gerenciamento
- ⏱️ Desempenho
- 📡 Comunicação remota
- 👪 Compartilhamento de Biblioteca Steam
- 🔄 Trocas
- ⌨️ Argumentos de linha de comando
- 🚧 Depreciação
- 🐳 Docker
- 🤔 Perguntas frequentes adicionais
- 🚀 Configuração de alto desempenho
- 🔗 IPC
- 🌐 Localização
- 📝 Registros
- 💾 Configuração para baixo consumo de memória
- 🕵🏼♂️ MonitoringPlugin
- 🔌 Plugins
- 🔐 Segurança
- 🧩 SteamTokenDumperPlugin
- 📦 Aplicativos de terceiros
- 📵 Autenticação em duas etapas







